Remo Brasil

SITE OFICIAL DA CONFEDERAÇÃO
BRASILEIRA DE REMO

Remo Estadual

Remosul: Primeira etapa do Estadual Gaúcho acontece na Ilha do Pavão


Neste último sábado (20), a Temporada 2024 começou para o remo gaúcho com a primeira etapa do estadual, organizada pela Remosul. O programa contava com 17 provas que vão desde a categoria sub-13 à Master. Atletas do GNU, GPA e Acares competiram no evento.

IMG 1035

Conforme a diretoria da federação, diversas provas tiveram a chegada super apertada, com diferenças de segundos do primeiro para o segundo colocado, dando muito trabalho para a equipe de chegada.

A competição contou com mais de 120 remadores inscritos e a distância das provas variaram, de acordo com a categoria por idade, entre 500, 1000 e 1500 metros. A regata aconteceu na Ilha do Pavão, na sede náutica do GNU.

O União, anfitrião do evento, pulou na frente na contagem geral de pontos e lidera o estadual 2024, seguido pelo GPA em segundo e Acares em terceiro.

Veja aqui as fotos da Primeira Etapa

A segunda etapa do estadual do Rio Grande do Sul acontece no dia 18 de maio, na raia do Parque Náutico Alberto Bins.


Imagens: Remosul

FRB: Primeira Regata das Pontes é um sucesso e marca a abertura da Temporada 2024


A temporada 2024 do Remo de Brasília começou em festa, para comemorar o aniversário da capital do país! FRB comemora o grande sucesso do primeiro evento e a adesão de todos os clubes e a participação de 67 atletas em 21 barcos na água, largando juntos!

regata das pontes BSB

Nessa regata, os remadores escolheram os barcos que iriam participar, foram oito double skiffs, cinco four skiffs, três oito com timoneiros e três single skiffs. A mulherada não fugiu da raia, somando 30 atletas neste evento. Muito obrigada ao Minas Brasília, Crossrowing/AABB, Asbac, Pro-Remo DF e Clube Naval!

Por se tratar de uma regata amistosa e comemorativa, todos os atletas ganharam medalha de participação e camiseta do evento. A diretoria da FRB agradece a participação de todos os clubes. Brasília é a aniversariante, mas quem ganhou o presente foram os remadores! Comemorando com uma festa que contou com a presença de diversas gerações de atletas!

O remador mais experiente foi o Robert Roy Scheneider, de 80 anos, atleta olímpico de ciclismo da Seleção Norte Americana de 1972 e Campeão Mundial de Remo Master em 2022. A brabinha mais jovem foi Helena Martins Pizarro, de apenas 11 anos, que já chegou mostrando que não foge do DNA da família super campeã!

A comemoração não parou em terra, os remadores participaram de um café da manhã, organizado pela FRB, especialmente preparado para o evento, e os destaques da temporada 2023 foram homenageados. Não só os campeões gerais de cada categoria, mas também os remadores destaque e os árbitros.

O Campeonato Estadual de Brasília tem o campeão geral em três categorias. O Crossrowing ganhou o Alto Rendimento, o Minas Brasília foi o primeiro nas duas outras categorias: Master e Para-Remo.

Na premiação para os destaques da temporada, foram contempladas as categorias: Revelação, Juvenil, Junior, Sênior, Master e Para-Remo. Como uma forma de incentivo, a FRB ainda premia os atletas mais novos, mais fominhas, os treinadores campeões e os árbitros mais assíduos.

Feares: O trio de brabinhas no remo capixaba e o legado familiar


O Remo é um dos esportes mais tradicionais no Espírito Santo. Contar o desenvolvimento da modalidade, é contar boa parte da história do centro de Vitória, capital do estado. As regatas são feitas tradicionalmente na raia do porto, na Avenida Beira Mar, entre três cartões postais capixabas: as cinco pontes, passando pelo Forte São João e a Pedra do Penendo.

familia Oliveira Jorge 5

Mas não é só de cartão postal que se vive o remo capixaba, construído por remadores que tiveram tanta dedicação que se tornou um legado entre famílias mais que tradicionais neste esporte. Nesta primeira regata da temporada 2024, podemos observar isso. Três das remadoras iniciaram no remo vendo seus pais remarem. São elas a Julia Oliveira Jorge, remando o skiff juvenil, e as irmãs Clara e Alice Tomaz, remando o skiff junior A e o double skiff infantil.

Família Tomaz: As brabinhas começaram no remo pelo exemplo que elas têm em casa. Clara, de 16 anos, e Alice, de apenas 12 anos, têm no seu pai, Fabrício Tomaz, a inspiração necessária para iniciar no esporte. O convite veio do Treinador do Alvares Cabral, João Luiz Nascimento, para a Clara, que trouxe a irmã mais nova junto.

familia tomaz

"Sempre mostrei a elas o meu amor por esse esporte e a Clara teve curiosidade em conhecer. João, que ainda é técnico do Álvares, convidou Clara para remar, que já levou a Alice também. Eu dificilmente vou ao clube acompanhar justamente por saber em excelentes mãos e por confiar nele. Além disso, eu não teria a paciência de assistir sem dar minhas opiniões. E sei que a maioria dos filhos de ex-remadores historicamente não continuam no remo, muito devido à pressão dos pais. Elas hoje amam o remo e se divertem muito no esporte. Levo as duas e mais 05 meninas ao Álvares, deixo lá e vou para a Amares fazer meu treino. Na volta, busco todas, levo para a escola e vou trabalhar. De segunda a sábado", afirma Fabrício, o Mad.

Familia Tomaz - clara 1

Campeão Brasileiro e vice sul-americano, em 1993, pelo Álvares Cabral, Fabrício descobriu o remo aos 13 anos de idade e se apaixonou pelo esporte. Atualemnte, o remador é colaborador da Feares e rema pela Amares. Além das duas filhas, a esposa do atleta, vendo a animação das meninas, também ingressou no remo. Quem sabe, em breve, não teremos um four skiff da família Tomaz na baía de Vitória?

Família Oliveira Jorge: Na prova do single skiff juvenil, a atleta Julia Oliveira, de apenas 13 anos, emocionou toda a sua família quando estreou com vitória na primeira etapa do estadual. A remadora liderou a sua prova do início ao fim. A família inteira mesmo!

familia Oliveira Jorge 2

A atleta vem de uma família super tradicional do remo Capixaba. Filha de Marcelo Oliveira Jorge, vice-campeão brasileiro em 1982 pelo Álvares Cabral e neta de Roberto Pereira Jorge, nadador e remador do Álvares, isso pelo lado paterno. Pelo lado materno, ela é sobrinha de Jose Augusto de Oliveira, o Caranguejo, e Elisio Ribeiro de Oliveira, o Mussum, duas verdadeiras lendas do remo do Espírito Santo.

Como se não bastasse, Julia ainda é prima de Sergio Ribeiro de Oliveira, o Caranguejinho, campeão brasileiro peso leve de single skiff super respeitado em Vitória. Tudo começou devido ao bisavô materno de Julia, que teve 12 filhos e um caiaque em casa e amava o esporte. Ensinou todos os filhos a remar e dois deles ingressaram no Remo e foram destaques.

Caranguejo e Mussum: Marcelo e sua filha Julia são sobrinhos de duas lendas do esporte capixaba: Jose Augusto de Oliveira, o Caranguejo, e Elisio Ribeiro de Oliveira, o Mussum. Elisio foi campeão na regata do Bi Centenário de São Paulo e Caranguejão, apelido no aumentativo quando seu filho Sergio Ribeiro de Oliveira começou no remo e se tornou o Caranguejinho, inúmeras vezes campeão estadual e continuou na ativa como master até os 80 anos.

Os irmãos Mussum e Caranguejão remavam em barcos distintos, mas todos os dois no Álvares Cabral. O primeiro era um voga e 1.94cm, que, de acordo com Marcelo, era temido pelos adversários. Já o segundo irmão, skifista, imbatível por anos na baía de Vitória e depois dos 70 anos ainda remava sul-americano pela Amares, conquistando uma medalha de bronze para a associação.

Come e Dorme: Não é só o amor pelo esporte que passa de pai para filho na família Jorge. O pai de Julia ganhou o apelido de Come e Dorme do seu pai, Roberto Pereira Jorge. A alcunha veio porque o remador e nadador cabralista, vindo do interior, comia e dormia no clube. Roberto pertenceu à equipe de natação que inaugurou a piscina olímpica na sede do Álvares e foi campeão estadual algumas vezes usando o uniforme alvinegro.

familia Oliveira Jorge 7

"Meu apelido veio do meu pai. Hoje, eu sou conhecido como Marcelo Come e Dorme por causa dele", comenta o remador. Em 1982, o atleta, também remando pelo Alvares Cabral assim como o seu pai, foi vice-campeão brasileiro, chegando atrás apenas no Flamengo na Lagoa Rodrigo de Freitas. Nesta primeira regata da Feares ver a filha remando e ganhando foi uma grande emoção.

"Muita emoção, meus familiares estão no remo desde 1950. Ela é a continuação de um legado e foi por vontade dela. Levei para conhecer outros esportes, mas insistia no remo. Via fotos nossas, dos tios e primos, nas competições durante a década de 80", explica Marcelo.

Definitivamente, o trio de brabinhas do remo capixaba promete escrever a própria história e trazer muito orgulho para suas famílias. Estamos de olho e na torcida para que, em um futuro em breve, vejamos essas meninas arrasando e se destacando na modalidade, dentro e fora do Espírito Santo.

FRB: Maratona inédita agita o início da temporada em Brasília!


A FRB prepara uma temporada 2024 cheia de novidades para os clubes e remadores da capital do país. A primeira competição do ano será uma maratona entre as pontes JK e Honestino Guimarães, com chegada no Clube Naval. O evento inaugural será realizado no próximo dia 21, domingo, para comemorar o aniversário da fundação de Brasília.

FRB - logo regata das pontes

A federação prepara uma competição amistosa, já que não vale ponto para o estadual, para lá de especial para os participantes da Primeira Regata das Pontes! Além da presença de clubes e remadores e da abertura das competições da Temporada 2024, vai ter a premiação da última regata do estadual do ano passado, comemoração do aniversário de Brasília com café da manhã e sorteio de uniformes oficiais do Remo Brasil: um macaquinho feminino e masculino da Seleção Brasileira.

A Regata das Pontes vai ser um marco nas competições da capital do país e a FRB está empenhada para ser um sucesso de participação de remadores e clubes. A largada do olímpico acontece às 7:00hs e a do paralímpico às 7:15hs da manhã! Não deixe de participar!

Feares: Primeira etapa do estadual capixaba tem disputas na água e homenagem em terra


Domingo foi dia de regata em vitória pela primeira etapa do Estadual Capixaba, promovido pela Feares. A tradicional raia do Porto de Vitória foi o palco da competição, que contou com quatorze provas no programa. Destaque para as quatro provas de remo feminino disputadas, o dobro do ano passado, sendo a grande novidade da temporada 2024. Um passo importante em busca da equidade de gênero.

DSC04996

O Alvares Cabral sai na frente no Campeonato de 2024 e domina a primeira etapa do estadual, marcando 135 pontos, seguido pelo Saldanha da Gama com 57 pontos e em terceiro o Caxias com 12. Das quatorze provas do programa, dez valiam ponto para a Regata. O Clube de Bento Ferreira deu show e ganhou sete.

De pai para filha: As provas femininas foram marcadas por uma tradição do remo do Espírito Santo. Como a diretoria da Feares gosta de destacar, as regatas do Espírito Santo são festas das famílias capixabas. Três atletas confirmam este fato. As irmãs Clara e Alice Tomaz competiram nesta etapa pelo Alvares Cabral e conquistaram bons resultados! Elas são filhas do colaborador da Feares Fabrício Tomaz, remador master.

Outra brabinha que não foge do DNA é a remadora Julia Oliveira, que fez sua estreia em competições com vitória no single skiff juvenil feminino. Ela é filha de Marcelo Oliveira, mas conhecido como Marcelo Come e Dorme. O remador também começou na modalidade por uma tradição familiar, já que é sobrinho de José de Oliveira, o Caranguejo, lenda do remo capixaba.

Homenagem: O troféu da primeira etapa do estadual teve o nome de Mauro Francisco Souza da Silva. O remador do Alvares Cabral, de apenas 18 anos, faleceu em um acidente de moto a poucos dias da regata. A emoção tomou conta do público presente. Nossos sentimentos aos familiares.

A próxima regata do Estadual do Espírito Santo acontece no dia 26 de maio, na raia do Porto de Vitória, na Avenida Beira-Mar, a partir das 8:15hs da manhã.

FRB: Tem novidade na Temporada 2024 do Distrito Federal


O calendário da Temporada 2024 do Estadual de Brasília, organizado pela FRB, promete fazer o Lago Paranoá ferver! Seis clubes disputando três categorias: Master, Para-Remo e Alto Rendimento. Serão três regatas com 11 provas por etapa. Aquela rivalidade e disputas super apertadas onde os atletas prometem deixar tudo na água!

A Federação de Brasília organizou o calendário deste ano em três etapas visando uma maior organização dos clubes, mais tempo para treinamento, para enriquecer a competitividade e aumentar o número de barcos nas provas, deixando a briga pelos troféus das categorias ainda mais acirrada. A Temporada 2024 vem para levantar a torcida!!!

Como no Remo um é pouco, dois é bom e três nunca e demais, a novidade do calendário desse ano, em um programa com igualdade de gênero, é a realização de três provas de oito com timoneiro (8+) em cada regata! A primeira etapa do Estadual de Brasília acontece no dia 21 de abril, a partir das 8:00hs, na Raia do Braguetto. Venha e traga a sua família para a grande festa do Remo do Distrito Federal!

calendario 001

PATROCINADORES

Secretaria Especial do Esporte - Ministério da CidadaniaLei de Incentivo ao Esporte

APOIADORES DO REMO BRASILEIRO

Comitê Brasileiro de ClubesNutrigenikDietpro Rio CVB

FORNECEDORES OFICIAIS 

Swift Racing

CONFEDERAÇÃO FILIADA

Comitê Olímpico do BrasilComitê Paralímpico BrasileiroWorld Rowing Autoridade Brasileira de Controle de DopagemComitê Brasileiro de Clubes

Redes Sociais

Facebook - Confederação Brasileira de RemoConfederação Brasileira de Remo - InstagramConfederação Brasileira de Remo - TwitterYou TubeIssuu - Confederação Brasileira de RemoLinkedIn

Conf. Brasileira de Remo

SEDE RIO DE JANEIRO
Avenida Graça Aranha, 145, Sala 709
Centro, Rio de Janeiro, RJ – 20030-003
Telefone: (21) 2294-3342
Telefone: (21) 2294-0225
Celular: (21) 99198-2986  WhatsApp
Segunda a sexta, das 9h às 18h

ESCRITÓRIO FLORIANÓPOLIS
Rua Patrício Farias, 55, Sala 611
Itacorubi – Florianópolis, SC
CEP 88034-132
Telefone: (48) 3206-9128
Celular: (21) 99118-4620
Segunda a sexta, das 9h às 18h